(Foto: Vitória 87 FM)
O site Departamento de Fotografia do Cinema Goiano está no ar! O site traz entrevistas com profissionais competentes e criativos da área do cinema. Além de notícias sobre o Mercado Audiovisual de Goiás, o ambiente foi pensado para valorizar os trabalhadores do cinema goiano.
A população do Estado de Goiás agora pode conhecer quem são os profissionais atuantes do audiovisual que fazem trabalhos no seguimento da Fotografia. É no site que você poderá ver histórias e produções de quem se dedicou aos sets de filmagem e que tem muita experiência para contar.
Mas, você sabe quantas funções cabem dentro da fotografia?
A equipe de fotografia é responsável pela imagem do set de filmagem, composto por: diretores(as) de Fotografia, assistentes de câmera, maquinaria, elétricas, gaffer, operadores de gimbal, steadicam e câmera, gestores de arquivos digitais, chamados de GMA, que são encarregados de fazer o back-up seguro dos arquivos filmados.
Em breve, o site terá também conteúdos notícias exclusivas sobre festivais e mostras em Goiás, oficinas, lançamentos de filmes goianos e tudo que contemple o mercado cinematográfico goiano.
Segundo o Diretor de fotografia, Gleig de Souza, havia uma demanda das pessoas conhecidas sobre quem eram os profissionais que faziam os filmes, muitas vezes conhecemos apenas os diretores e atores. Ficando as centenas de funções dentro do set no anonimato. Com isso surgiu a ideia de poder contar a história desses profissionais. Como minha área é a imagem, iremos começar pelos profissionais da equipe de Fotografia.
O site irá colaborar também aos jovens estudantes de cinema, que querem ingressar em um dos mercados que está em evidência com a popularização dos Streaming como a Amazon Prime, Netflix, Globo Play além dos cursos de Cinema e Audiovisual da UEG e IFG que lançam novos profissionais todos os anos.
O site Departamento de Fotografia do Cinema Goiano tem apoio de diversas produtoras Dafuq filmes, Fotolab e profissionais como o primeiro entrevistado Gaffer e Maquinaria Chico Macedo que contou um pouco sobre seu início de carreira, primeiras experiências e principais trabalhos no cinema.
Este projeto é fruto do Edital “Fomento aos Novos Artistas Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2017” inscrito pelo diretor de fotografia, Gleig de Souza, na qual tinha como previsão a realização do intercâmbio em Buenos Aires para cursar o curso de Técnicas de Iluminación: Gaffer y Operador/a de Cámara pela Fundación ECA - Escuela Cinematográfica Argentina que aconteceu em setembro de 2022.
Como contrapartida a realização da Roda de Conversa Maquinaria e o Mercado de Trabalho com profissionais da área do cinema, Chico Macedo, Wesley Rezende e José Eduardo, com o objetivo de dialogar sobre carreira, mercado goiano e como é o set de filmagem. O evento aconteceu no Auditório da UEG no Campus Laranjeira no dia 4 de novembro de 2022 pela manhã.
Além da “Roda de Conversa Maquinaria”, o projeto também trouxe uma Oficina gratuita de “Iluminação para Cinema” nos dias 4 e 3 de dezembro de 2022 no Pontão de Cultura Cidade Livre em Aparecida de Goiânia. Com esta oficina os participantes poderem conhecer mais sobre a iluminação de cinema, técnicas de iluminação e sobre linguagem cinematográfica.
Gaffer e Maquinaria Chico Macedo no set de filmagem.