(Foto: Vitória 87 FM)
Com a campanha, organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), os descontos podem chegar em até 70% do valor do produto.
"O comerciante não vai passar para o consumidor esse imposto, vai passar com o vaor que ele pagaria sem o imposto para que o consumidor sinta no bolso e veja como são abusivos os nossos impostos", diz Eberth.
Para o economista Danilo Orsida, o problema da tributação no Brasil é que se "tributa muito o consumo e pouco a renda".
"Essa é a grande distorção do sistema tributário. Nós precisamos repensar as bases da tributação, em especial os itens essenciais e os bens de consumo que no Brasil são altamente tributáveis ", diz Danilo.
Um exemplo que a CDL dá sobre descontos a serem fornecidos é o de uma moto Yamaha Factor 125, que normalmente é vendida por R$ 13.490,00, mas sem o valor do imposto estará a venda por R$ 6.402,00. Neste caso, como apenas uma unidade será comercializada pela concessionária com o desconto, será sorteado um cliente para comprar a moto com o valor promocional.
O gerente de um açougue da capital, Marcus Vinícius dos Santos, contou que o comércio deve ter descontos de até 29%, mas limita as vendas a 10 kg de carne por cliente.
"Demos uma reforçada no estoque para prepara para o dia que, tirando essas taxas, vai ser muito bom para o consumidor", disse Marcus Vinícius.
O Dia Livre de Impostos foi criado pela CDL em 2003 e acontece uma vez no ano em todos os estados brasileiros, sendo celebrado em mais de 1.200 cidades. No entanto, a Câmara ressalta que essa ação é voluntária e simbólica, de modo que não são todos os produtos das lojas participantes que contam com descontos
Link : https://dialivredeimpostos.com.br/lojas-participantes/?dokan_seller_search=&dokan_cidade_search=&dokan_estado_search=GO