Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (62)99450-9072

Encontre o que deseja

    Fiquei Sabendo

Feirão Limpa Nome: Serasa e bancos fazem campanhas de renegociação de dívidas

Publicada em 07/03/22 as 13:40h por Vitória 87 FM - 112 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Vitória 87 FM)
Com a inflação elevada e mostrando uma persistência bem maior que a esperada, a escalada dos juros e o alto desemprego, o número de brasileiros endividados está próximo do recorde e um velho instrumento para tentar ajudar quem está com o orçamento apertado voltou à tona com toda força: os feirões de renegociação de dívida.

Queremos saber sua opinião

Feirão Limpa Nome: Serasa e bancos fazem campanhas de renegociação de dívidas
Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, realizado em novembro do ano passado, também ganhará uma nova versão .

     
Com a inflação elevada e mostrando uma persistência bem maior que a esperada, a escalada dos juros e o alto desemprego, o número de brasileiros endividados está próximo do recorde e um velho instrumento para tentar ajudar quem está com o orçamento apertado voltou à tona com toda força: os feirões de renegociação de dívida.


Em janeiro, o Valor informou que esse tipo de iniciativa estava ganhando força. E agora, poucos meses depois, novas edições estão sendo anunciadas. Veja ao final da reportagem as datas e como participar.

Segundo um novo estudo da Serasa, o número de inadimplentes no país voltou a crescer e atingiu 64,82 milhões, muito próximo ao pico da pandemia, registrado em abril de 2020 (65,91 milhões). O valor total das dívidas alcança neste momento R$ 260,7 bilhões, quase R$ 2 bilhões a mais do que naquela época.
Novos feirões
Devido a esse cenário “extremamente difícil”, a Serasa preparou um Feirão Limpa Nome Emergencial.
A gente terminou 2021 com expectativas boas, com o avanço da vacina, as coisas voltando a abrir, mas depois veio a ômicron e tomamos um banho de água fria. A inflação está no nível mais elevado em uma década e agora ainda temos essa guerra na Ucrânia, que não se sabe direito os efeitos que terá por aqui”, comenta Matheus Moura, gerente da Serasa.
Já o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, realizado em novembro do ano passado, também ganhará uma nova versão agora. A iniciativa, promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país, permitirá que o devedor tenha a oportunidade de conhecer e quitar seus débitos em atraso, e tenha acesso a conteúdo exclusivo sobre educação financeira.

O Santander, que lançou sua campanha “Desendivida” em janeiro, disse que a iniciativa superou todas as expectativas. O banco abriu suas agências em um sábado especificamente para essas negociações, e chegou a atender 40 mil pessoas só naquele dia, repactuando R$ 600 milhões em valores totais dos contratos. A campanha vai até o fim de março e, em janeiro, atendeu um total de mais de 500 mil pessoas, com volume de R$ 4 bilhões.
Em novembro e dezembro, o Feirão Limpa Nome, da Serasa, resultou na renegociação de quase 4 milhões de contratos, com mais de R$ 10 bilhões concedidos em descontos de multas e juros.

Agora, de 7 a 31 de março, mais de 33 milhões de pessoas poderão renegociar suas dívidas com mais de cem empresas, com descontos que chegam a 99% do valor total. São de bancos a empresas de telefonia, varejo, universidades e outros segmentos. Por enquanto o atendimento será 100% digital, mas a Serasa estuda a possibilidade de realizar um evento presencial, pelo menos em São Paulo.

Vanessa Lobato, do Santander, diz que é importante que o cliente se sinta acolhido e que a forte adesão à campanha mostra que os endividados têm intenção de regularizar sua situação

O feirão dos bancos também vai de 7 a 31 de março. “O mutirão nacional é uma ação conjunta que não apenas contribui para o reequilíbrio orçamentário das famílias, mas, principalmente, promove a educação financeira, que é fundamental para que o consumidor consiga evitar o endividamento de risco, tenha mais informações sobre produtos e serviços bancários e melhore sua saúde financeira”, afirmou em nota Isaac Sidney, presidente da Febraban.

Segundo a federação, durante a pandemia os bancos renegociaram voluntariamente mais de 19 milhões de contratos, repactuando R$ 1,1 trilhão de saldos devedores e suspendendo R$ 150 bilhões em prestações.

Maurício Moura, diretor de relacionamento, cidadania e supervisão de conduta do Banco Central, destaca o componente de orientação financeira do mutirão. “A preparação para a negociação é um ótimo momento para o consumidor analisar a sua situação financeira. É fundamental o consumidor conhecer suas dívidas, avaliar se sua participação no mutirão é apropriada e também identificar qual o valor mensal máximo que pode pagar no acordo”, afirma.

Lobato, do Santander, diz que é importante que o cliente se sinta acolhido e que a forte adesão à campanha mostra que os endividados têm intenção de regularizar sua situação. Ela aponta que a iniciativa também é positiva para o banco, que pode ter inclusive um impacto de reduzir a inadimplência.

“Nós lançamos a campanha em janeiro porque víamos sinais de que a situação do orçamento das famílias poderia piorar, e de fato esses sinais se concretizaram. De qualquer forma, ainda é cedo para saber como a inadimplência vai se comportar ao longo do ano.”
SERVIÇO
Feirão Serasa Limpa Nome

Quando: 7 a 31 de março
Onde: online, pelo https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online/



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (62)99450-9072

Visitas: 291162 | Usuários Online: 33

Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!