(Foto: Vitória 87 FM)
Considerando o caso de um bairro onde vivem apenas famílias de alta renda. Essas famílias precisam de pessoas como empregadas domésticas, motoristas, guardas, cozinheiros, etc., para cuidar de suas famílias. Como o bairro só tem famílias de alta renda, os mantenedores têm que se deslocar de lugares distantes para trabalhar para essas famílias. Isso significa mais tempo, energia e combustível desperdiçados para chegar ao trabalho. Repensar cidades também deve levar em conta o princípio da equidade e da interação social. Uma cidade para todos deveria ter bairros criados para populações de uso misto e renda mista.
Ruas caminháveis e bairros em escala humana
Caminhar não é bom apenas para a saúde humana, mas também para a saúde de uma cidade. Os planejadores urbanos devem se concentrar no desenvolvimento de ruas que sejam fáceis e seguras para caminhar. Ruas destinadas apenas para caminhadas ou bicicletas, ruas com calçadas confortáveis e ruas com plantas nas laterais para proporcionar sombra aos caminhantes são algumas das ideias que podem ser utilizadas para criar ruas amigáveis para os pedestres.
Outro fator importante para incentivar as pessoas a caminhar é limitar o tamanho dos bairros e quadras. Caso os bairros fiquem muito grandes, as pessoas são obrigadas a usar seus veículos particulares. Bairros menores também significam uma rede mais densa de vias e penetração de transporte público. Com bairros menores, as pessoas podem facilmente caminhar até o transporte público mais próximo e evitar veículos pessoais.
Transporte público ecológico e eficiente
O transporte público eficiente é um dos pilares fundamentais de uma cidade moderna e sustentável. Torna o transporte fácil, rápido e conveniente, reduzindo o número de veículos nas ruas. As emissões veiculares são uma das maiores fontes de poluição nas cidades. O transporte público eficiente pode ajudar a reduzi-lo significativamente.
Se o transporte público puder ser ecologicamente correto, isso se tornaria a cereja do bolo. A maioria das cidades modernas adota uma abordagem multimodal para o transporte público. Confiabilidade e conveniência são dois dos fatores mais importantes responsáveis pelo sucesso de qualquer transporte público. A conectividade perfeita entre diferentes modos de transporte torna o transporte público muito mais conveniente e confiável.
Estes são alguns dos muitos princípios que são essenciais para a curadoria de cidades sustentáveis para o futuro. Os planejadores urbanos devem fazer esforços para descongestionar suas cidades superlotadas. Existe uma grande oportunidade para repensar cidades e planejar e desenvolver cidades sustentáveis onde as pessoas possam encontrar todas as oportunidades e facilidades, tornando as metrópoles em cidades para todos que, além de promover equidade social, permitam induzir e aproveitar o potencial econômico da população.Carol Oliveira
Assessora de imprensa