Menu


VITÓRIA 87FM

Covid: Sábado em Aparecida tem vacinação itinerante e Mutirão em 11 postos, via agendamento

17 SET 2021
17 de Setembro de 2021

Município também começa a imunizar adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades

Neste sábado, 18 de setembro, a Prefeitura de Aparecida realizará duas ações estratégicas de descentralização e ampliação dos postos de imunização contra a covid-19. O dia terá uma nova edição do “Vacina Mais Perto de Você”, nos setores Continental, divisa com Terra do Sol, e Virgínia Park, além do Mutirão da Vacinação em 11 postos.

Moradores acima de 17 anos poderão ser vacinados durante as duas ações. Além disso, gestantes e puérperas, bem como adolescentes com deficiência permanente ou com comorbidades, de 12 a 17 anos, também poderão ser imunizados mediante comprovação da situação.

No “Vacina Mais Perto de Você”, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá levar dois trailers refrigerados para bairros afastados, que disponibilizarão a imunização para moradores, sem qualquer necessidade de agendamento. Basta apresentar documento de identidade, CPF ou Cartão SUS e comprovante de endereço.

Um dos trailers estará das 8h30 às 16 horas, na Avenida Guanabara, Qd. 20, L.10, Setor Continental, em um local conhecido como “banquinho das doações”. O outro estará, também das 8h30 às 16 horas, na Avenida Goiânia, Qd. 36, Lt. 09, Setor Virgínia Park, em frente a Chácara do Resende.  

A Prefeitura convida todos os moradores dessas regiões que ainda não foram vacinados a comparecerem nos locais citados. Nos trailers será possível receber tanto a primeira dose quanto a segunda dose, caso alguém já esteja na época de receber o reforço.
Mutirão

No Mutirão da Vacinação, a SMS disponibilizará a primeira dose da vacina em 11 postos espalhados pela cidade, que funcionam mediante agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida. Cerca de mil vagas foram liberadas somente para este sábado, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s): Mansões Paraíso, Colina Azul, Bandeirantes, Parque Trindade, Cruzeiro do Sul, Cândido de Queiroz, Retiro do Bosque, Anhambi, Veiga jardim e Andrade Reis, que funcionam das 8h às 16 horas. A Central de Imunização também participa da ação, das 8h às 18 horas. Todas as vagas já foram preenchidas.

Além disso, o Drive da Cidade Administrativa funcionará normalmente neste sábado, das 8h às 17 horas, aplicando exclusivamente a primeira dose, sem necessidade de marcação prévia. Para receber o imunizante neste local basta apresentar documento de identidade (Ou certidão de nascimento), Cartão SUS de Aparecida ou CPF e comprovante de endereço.

Segunda dose

A aplicação da segunda dose também continua durante o sábado, em seis postos. O serviço estará disponível nos drives do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades, das 8 às 17 horas, e na Central de Imunização, das 8 às 18 horas. Nas UBS’s dos bairros Anhambi, Andrade Reis e Veiga Jardim, o reforço do imunizante será aplicado das 8 às 16 horas.

Para receber a segunda dose não é necessário agendar, basta respeitar a data prevista no cartão de Vacinação e no dia programado apresentá-lo, juntamente com documento de identidade e CPF ou Cartão SUS.

Dose de reforço dos 70+

Além disso, neste sábado, a aplicação da dose de reforço (Terceira dose) para a população acima de 70 anos seguirá em todos os seis postos que já disponibilizam a segunda dose: drive-thru do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades, das 8 às 17 horas, a Central de Imunização, das 8 às 18 horas, e as UBS´s dos setores Andrade Reis, Anhambi e Veiga Jardim, das 8 às 16 horas.

Para esse grupo receber a terceira dose do imunizante será necessário respeitar o intervalo de seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independentemente da vacina aplicada.

Dose de reforço dos imunossuprimidos

As pessoas com alto grau de imunossupressão também devem receber a terceira dose nos seis postos citados acima. Nesses casos, o intervalo para a dose de reforço deverá ser de 28 dias após a última dose do esquema básico, também independentemente da vacina aplicada.

Adolescentes com comorbidades

A partir deste sábado, 18, Aparecida começa a imunização de adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. Para receber o imunizante, o responsável pelo jovem deve apresentar laudo médico.

Conforme especificado no Plano Nacional de Imunizações (PNI), a vacinação das pessoas com comorbidades contempla: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Anemia falciforme; Obesidade mórbida; Síndrome de down; e Cirrose hepática. A Campanha contempla ainda pessoas com doenças raras que impliquem em maior risco para o desfecho da Covid-19.
Por Camila Godoy
Voltar


Tenha também o seu site. É grátis!