Menu


VITÓRIA 87FM

Juiz nega acusação contra PM por constrangimento ilegal em abordagem a ciclista negro que fazia manobras em praça...

08 JUL 2021
08 de Julho de 2021
Magistrado entendeu que policial agiu de forma correta e que ciclista apresentou resistência à abordagem. Vídeo mostra ação da PM, em Cidade Ocidental. MP vai recorrer da decisão.Um juiz negou a denúncia de crime de constrangimento ilegal oferecida pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) contra o cabo da Polícia Militar que abordou e algemou um ciclista negro que fazia manobras em uma praça de Cidade Ocidental, no Entorno do DF. Um vídeo mostra o momento da abordagem (assista acima). Cabe recurso da decisão.

O juiz Gustavo Assis Garcia disse que o cabo Gustavo Brandão da Silva agiu de forma correta, já que o local é conhecido por ser ponto de usuário de drogas.

Sobre o ciclista ter sido algemado, o magistrado entendeu que não houve irregularidade, já que ele apresentou resistência à abordagem. A decisão foi publicada na última sexta-feira (2).

“O policial militar não dispõe de bola de cristal. A sua expertise, o conhecimento da localidade e da comunidade em que atua e o instinto policial exercem influência na decisão de abordar ou não uma pessoa. E cumpre ao abordado obedecer, já que a ordem é lícita, decorrente do poder de polícia do estado. Essa postura dos milhares de policiais militares goianos é que mantém os cidadãos seguros”, disse o magistrado.

O Ministério Público informou, na tarde desta quinta-feira (8), que vai recorrer da decisão.


O G1 pediu um posicionamento à PM por e-mail enviado às 18h34 e aguarda um retorno.

A reportagem também questionou Filipe sobre a decisão da justiça, mas não obteve retorno até a última atualização.

MP denuncia policial por constranger jovem negro que fazia manobras de bike
Ciclista negro diz que se assusta ao ver carro de polícia: 'Preso dentro de casa'
Em maio deste ano, o ciclista Filipe Ferreira Oliveira, de 28 anos, estava em um parque de Cidade Ocidental fazendo manobras de bicicleta e gravando um vídeo quando um policial, apontando a arma para ele, ordenou que ele colocasse as mãos na cabeça (veja acima).

O ciclista, então, questionou a abordagem e, após uma discussão, foi algemado e levado para a delegacia.

Vídeo viralizou
O vídeo da abordagem ultrapassou 5,9 milhões de visualizações em uma das publicações, levantando uma discussão nas redes sociais. Famosos se posicionaram sobre o caso, como a apresentadora Fernanda Lima, o cantor Thiaguinho e o ator Babu Santana.

Vários comentários de internautas apontaram a atitude dos policiais como truculenta e racista. Enquanto outros argumentaram que o procedimento da PM deve ser aquele mesmo visto nas imagens.

Filipe já havia dito que, desde que foi alvo da ação dos policiais, sentia-se acuado em casa, porque ficava assustado sempre que via um carro da PM.
Filipe disse, na última segunda-feira (5), que se mudou de cidade após ser intimidado por outros agentes da corporação. Um vídeo mostra quando um militar desce do carro e o filma com um celular questionando se ele precisava de algo. O Ciclista fala que, após a primeira denúncia feita, tem sido intimidado por policiais. (veja acima).

Ciclista negro diz que se mudou de cidade após intimidação de outros agentes
O vídeo foi gravado no dia 29 de junho. O Ministério Público de Goiás informou que tomou conhecimento do caso e que está averiguando a situação.

Por Guilherme Rodrigues, G1 GO





...
Voltar


Tenha também o seu site. É grátis!