Menu


VITÓRIA 87FM

Aparecida de Goiânia libera a abertura do comércio aos domingos...

02 MAI 2021
02 de Maio de 2021
Medida foi adotada após redução de novos casos e da menor ocupação de leitos de UTI. Festas, eventos e shows com música ao vivo continuam suspensos por tempo indeterminado, segundo a prefeitura.A partir deste domingo (2), o comércio não essencial de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, vai poder abrir aos domingos. A cidade entrou no cenário verde, considerado de menor risco de Covid-19, o que permitiu esta flexibilização. O horário limite de fechamento das atividades para os comerciantes, em todos os dias da semana, é às 22h.

No cenário verde, as dez macrozonas fecham um dia por semana (veja abaixo). Mesmo com a mudança de cenário, a realização de festas, eventos e shows com música ao vivo continua suspensa por tempo indeterminado, segundo a prefeitura.

Antes de entrar no cenário verde, a cidade estava no cenário amarelo, entre 12 de abril e sábado (1º), que representa risco moderado. Neste período, as macrozonas fechavam um dia por semana e aos domingos.

Antes disso, os comerciantes ficaram em isolamento horizontal, ou seja, totalmente fechados, por 14 dias, entre 1º a 14 de março. Esta medida, segundo a prefeitura, contribuiu para que os índices de casos e mortes reduzissem na cidade e permitissem a flexibilização a partir deste domingo.

Macrozonas
A cidade foi dividida em dez macrorregiões: Jardim Alto Paraíso, Vila Brasília, Buriti Sereno, Expansul, Papillon Park, Santa Luzia, Zona da Mata, Centro, Cidade Livre e Garavelo. Os fechamentos regionais acontecem um dia por semana, em duas das macrorregiões diferentes.


Nas segundas-feiras serão fechados os comércios nas macrorregiões: Vila Brasília e Jardim Alto Paraíso;
Nas terças-feiras, fecham as macrozonas do Garavelo e Zona da Mata
Nas quartas-feiras, ficam fechadas as macrozonas do Centro e do Expansul;
Nas quintas-feiras, não funcionam as macrozonas do Papillon Park e Santa Luzia
Nas sextas-feiras, fecham as macrozonas do Buriti Sereno e Cidade Livre.
Todas podem abrir aos sábados e domingos.
Queda nos índices
Conforme dados do painel da Covid-19, no dia 1º de março, quando as medidas mais rígidas de combate a pandemia foram adotadas, a cidade estava com 86% das Unidades de Terapia Intensiva para coronavírus ocupadas, e a busca por internação era alta.

Os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) indicaram queda nos números da pandemia após a abertura de novos leitos e a adesão dos comerciantes ao escalonamento regional.

Conforme números do último boletim epidemiológico, publicado em 26 de abril, o município somava 864 casos ativos e estava com 54% das UTI ocupadas, 30% a menos do que a ocupação no início de março.
Por Rafael Oliveira, G1 GO....
Voltar


Tenha também o seu site. É grátis!