Menu


VITÓRIA 87FM

Aruanã, em Goiás, tem muita história e boas opções de lazer...

19 MAI 2020
19 de Maio de 2020
Bastante frequentada principalmente nas férias de julho, Aruanã é a porta de entrada para o Vale do Araguaia e guarda cenários incríveis para conhecer.
Localizada a cerca de 315 km de distância de Goiânia, a cidade de Aruanã é um dos principais destinos turísticos em Goiás, principalmente nas temporadas de férias, recebendo um número ainda maior de visitantes no mês de julho. A cidade é um verdadeiro paraíso natural e, para quem diz que em Goiás não tem praia, basta dar um pulinho até as margens do Rio Araguaia e comprovar o contrário.

O rio, por sinal, é uma das maiores atrações turísticas da cidade, já que por ali é possível praticar diversas atividades, como a pesca desportiva, que é uma das mais apreciadas na região.

Para quem quiser passar uma temporada em Aruanã, é possível encontrar diversos hotéis e casas de hospedagem, que garantem preços justos e todo o conforto que você precisa.

Nos períodos de alta temporada também é possível optar pelos acampamentos luxuosos à beira do rio, com casinhas de palha que contam com camas enormes, TV, ar-condicionado e carpete. Mas se a intenção é economizar, ainda dá para recorrer ao acampamento tradicional, com a sua barraca

A cidade de Aruanã, antigamente chamada de Leopoldina ou Santa Leopoldina, como homenagem à imperatriz, está estrategicamente localizada no encontro entre os rios Vermelho e Araguaia, bem na planície de um grande vale.

O município é privilegiado com parte do Rio Araguaia que passa por ali, considerado um dos mais belos rios do mundo. Um marco na história da região foi a construção do presídio Leopoldina, determinada pelo império no ano de 1849.

O presídio foi construído próximo à aldeia Karajá e, pouco depois, foi destruído pelo povo da aldeia. Apesar disso, acabou sendo reconstruído 3 anos depois, o que resultou na formação de um novo povoado nas redondezas.

Foi apenas em 1958 que o distrito conseguiu emancipação política, passando a ser chamada pelo então nome de Aruanã, que se refere a um peixe bastante abundante na região, que também ilustra o brasão do município. Vale mencionar que este também é o nome de uma dança sagrada dos Karajás.

Desde então, o município de Aruanã vem sendo um dos principais destinos em Goiás para quem pretende descansar e fugir um pouco da rotina apertada das cidades grandes.

Para quem está pensando em fazer uma visita até Aruanã, são diversos meios de hospedagem que se encaixam em todas as preferências e orçamentos.

Assim como mencionado anteriormente, há hotéis e pousadas na cidade que representam um bom custo-benefício, também com a opção de acampamento.

Para conferir algumas alternativas, clique aqui e confira o site da prefeitura, que relaciona alguns telefones e endereços importantes, incluindo lugares de hospedagem.

Após encontrar um bom lugar para sua estadia em Aruanã, agora é a hora de conferir os passeios e principais atividades possíveis pela cidade. Dá uma olhada!

1 – Faça uma visita na Aldeia Karajá
o que fazer Aruanã Goiás
Bonecas Ritxoko. Foto: Reprodução/ Portal Tocantins
Para curtir um programa diferente em Aruanã e ainda aprender um pouquinho sobre a rica cultura indígena, dá para fazer uma visita até a Aldeia Karajá, que ainda se encontra na região.

A etnia, que é originária da região dos Rios Araguaia e Javaé, ainda mantém vivas muitas de suas tradições, como a língua, cultura e artesanato, embora também tenham incorporado alguns de nossos costumes e a língua portuguesa.

Assim, é comum você encontrar alguém falando na língua Yny ribè, que é sua língua mãe, também ensinada nas escolas da aldeia, junto ao português.

Na entrada da aldeia é possível contar com uma lojinha, onde é possível adquirir peças em cerâmica, artesanato e as famosas bonecas Ritxoko, que são símbolo da cultura karajá e ainda foram reconhecidas como Patrimônio Cultural do Brasil pelo IPHAN. Vale super a pena fazer uma visita!

2 – Pratique pesca esportiva

Foto: Reprodução
O turismo em Aruanã, Goiás, está diretamente relacionado a atividades de pesca e lazer no Rio Araguaia. Por ali é bastante comum que as pessoas pratiquem a pesca esportiva.

Também vale lembrar que o ecoturismo vem ganhando cada vez mais espaço, já que os visitantes estão se tornando cada vez mais conscientes e se interessam pela preservação da cidade.

3 – Um passeio pelo Rio Araguaia
o que fazer Aruanã Goiás
Foto: Reprodução
Aruanã é a porta de entrada para o Vale do Araguaia, fazendo com que o rio seja um de seus maiores atrativos e cartões-postais. Para aproveitar uma tarde na cidade, nada melhor que um bom passeio pelo rio, como uma oportunidade de adentrar ainda mais nas belezas naturais da região.

É claro que dá sempre para curtir bons mergulhos às margens do rio, na bela praia formada por ali. No entanto, para quem gosta de um pouco mais de aventura, dá para contratar excursões de barco, ou ainda optar pelas boias puxadas por motos náuticas.

Os valores podem variar de acordo com a duração do passeio. Em todo caso, são opções cheias de adrenalina par quem preferir aproveitar a cidade de Aruanã em todas as suas formas. Vale a pena!
Isabela Gonçalves diari online                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 Rádio Vitória#radiovitoriafm #radioemaparecida #radiogoiania #radionotiacias#radiodeaparecidadegoiania
#adilsonpereira
#coronavirusgoias
#esportegoias
#musicasertaneja
#fiqueemcasa                                 #policiacivil
#policiamilitar
#prefeituradeaparecidadegoiania
#prefeituradeaparecida...
Voltar


Tenha também o seu site. É grátis!