Menu


VITÓRIA 87FM

Medidas de economia de água podem ajudar a evitar falta do fornecimento no período seco...

07 JUL 2018
07 de Julho de 2018
Moradores precisam estar alertas  para conscientização e economia de á neste período  
Com a falta de chuvas nos próximos meses, Aparecida de Goiânia poderá sofrer novamente com a falta de água nas torneiras devido à queda no nível dos reservatórios. Hoje os níveis estão normais, não há motivo de alarde, porém, estamos apenas no início do período de estiagem, por isso a orientação é para o uso consciente das reservas domiciliares de água tratada, evitando o desperdício.

As residências que contam com rede de água tratada são abastecidas pelo Ribeirão Laje. O reservatório que divide Aparecida de Goiânia de Hidrolândia atinge cerca de 32% da população aparecidense, ou seja, 37 bairros recebem água tratada na cidade. Com o nível baixo, a rede não tem força de levar a água para bairros mais altos, o que ocasiona a falta nas torneiras.

É preciso ter cuidado com o desperdício, com a falta de controle no uso da água. É possível reutilizar a água, por exemplo, ao lavarmos roupas. A água do tanque ou da máquina de lavar pode ser usada, ainda, para limpar o chão da casa ou no vaso sanitário. São atitudes simples e que devem ser feitas o ano todo, mas, quando há estiagem, são ainda mais importantes.

E para ajudar a população a economizar água, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) separou algumas dicas de como economizar água nesse período. Se todos seguirem essas orientações, o benefício  será para toda a comunidade. São medidas simples no dia a dia que fazem a diferença.

1 – Utilize água somente para higiene pessoal e alimentação;
2 – Não usar a água da torneira para descongelar carnes e outros alimentos;
3 – Encher a pia com água para lavar louças, pois a economia diária pode ser de 10 a 30 litros;
4 – Evitar banhos demorados, já que o prazo recomendado é de cinco minutos;
5 – Lavar várias peças de roupas ao mesmo tempo, evitando o desperdício;
6 – Fechar a torneira ao lavar louças e escovar os dentes, por exemplo;
7 – Controlar todo e qualquer tipo de vazamento em casas, apartamentos e estabelecimentos;
8 – Lavar frutas e verduras em uma bacia e com uso de escova, não embaixo da torneira;
9 – Evitar lavação contínua de carros, casas, calçadas e fachadas de prédios;
10 – Como o clima está muito quente e seco, é importante não jogar cigarros ou fósforos acesos nas ruas, principalmente perto de locais com vegetação ou às margens de rodovias, a fim de evitar incêndios.

Ações preventivas – Em nota, a Saneago informou que monitorado a situação dos mananciais e reservatórios na cidade e, além disso, tem promovido ações visando a regularidade do abastecimento e atenuação dos efeitos do período de estiagem. A empresa de saneamento orienta também para o uso consciente das reservas domiciliares de água tratada, evitando futuros transtornos.
.....
Voltar


Tenha você também a sua rádio