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VITÓRIA 87FM

MP-GO denuncia 26 pessoas por envolvimento em fraude em concurso para delegado em Goiás...

02 DEZ 2017
02 de Dezembro de 2017
Entre os citados pelo órgão estão servidor público e político. Mencionados podem responder por organização criminosa e corrupção.Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) denunciou 26 pessoas por fazerem parte de esquema para fraudar concurso para delegado da Polícia Civil do estado. Entre os citados pelo órgão estão servidores públicos e políticos que, segundo as investigações, negociaram aprovação de alguns candidatos. Os mencionados no documento podem responder por organização criminosa, fraude em certame, corrupção ativa e passiva.
A denúncia feita pelo promotor de Justiça Mozart Brum Silva cita um funcionário do Centro de Promoção e Seleção de Eventos (Cespe) - atual Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) -, que tinha acesso aos cartões resposta, viabilizando as fraudes.
Conforme apuração da Polícia Civil, o servidor tirava as fichas dos candidatos que pagaram pela aprovação, preenchia o documento de forma correta e encaminhava posteriormente. Ele aparece em um vídeo manuseando cartões resposta de candidatos que pagaram pela aprovação (veja abaixo).
Na ocasião, o advogado do Cebraspe, Marcus Vinícius Figueiredo disse ao G1 que a entidade colabora com as investigações. “Desde quando tomou conhecimento dos fatos, o Cebraspe se colocou à disposição da polícia para cooperar. Os policiais civis de Goiás vieram até a sede e puderam verificar todo o sistema de segurança. Até mesmo as imagens de câmeras de segurança foram divulgadas foram repassadas pelo Centro”, ressaltou.
O G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa do órgão, por e-mail, na noite desta sexta-feira (1º) e aguarda novo posicionamento da entidade.
Outro citado pelo MP-GO é o prefeito de Urutaí, Ailton Martins de Oliveira (PR). Segundo a denúncia, ele participou de negociações para aprovação da esposa no concurso.
O G1 entrou em contato, por e-mail, com a Prefeitura de Urutaí na noite desta sexta-feira e aguarda posicionamento da administração.
Concurso
A Secretaria de Gestão e Planejamento de Goiás (Segplan) divulgou o edital do concurso para delegado substituto em novembro de 2016. O processo oferecia 36 vagas com salário de R$ 15.250,02.
O processo seletivo, cujas provas ocorreram no dia 12 de março deste ano, foi suspenso pela Justiça após a constatação de fraudes pela Polícia Civil.
No último dia 31 de outubro, o Governo de Goiás autorizou a realização para novo certame com 100 vagas para delegado, além de 550 para agentes e escrivães.Investigação
As irregularidades no certame começaram a ser apuradas pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) no início de março deste ano. No dia 12 do mesmo mês, cinco pessoas foram presas suspeitas de envolvimento nas fraudes. Segundo a Polícia Civil, o grupo cobrava de R$ 120 mil a R$ 365 mil por vaga. A organização também era suspeita de praticar irregularidades em processos seletivos de outros estados.Logo depois, no dia 15 de março deste ano, a Policia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão na residência e no consultório de um médico suspeito de envolvimento em fraude de concurso para delegado. O delegado Rômulo Figueiredo Matos, responsável pela investigação, havia dito que o médico conseguia atrair pessoas de seu convívio pessoal e profissional oferecendo cargos públicos mesmo que estes não apresentassem todos os requisitos necessários.
Na ocasião, a defesa do médico informou ao G1 que não iria se posicionar a respeito das buscas.

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